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MEU FATURAMENTO CAIU. O SERVIÇO PIOROU OU É A CRISE?

MEU FATURAMENTO CAIU. O SERVIÇO PIOROU OU É A CRISE?

23/03/2017

O cenário econômico atual pode ser facilmente definido como um pântano com areia movediça. Temos áreas seguras, onde as coisas continuam indo num ritmo satisfatório e as áreas em que o alerta vermelho já está aceso há um bom tempo.

Nos casos em que existe a preocupação em se resolver a questão, primeiramente há a necessidade de saber qual a pergunta certa. Sem a pergunta certa, toda resposta que surgir vai ser uma resposta sem utilidade. Algumas das perguntas mais tradicionais a se fazer nesse momento são:

1 – A área de atuação continua sendo rentável?

Se ainda existem empresas tendo bons resultados na área em que você atua, o problema pode ser mesmo sua própria administração. É sempre válido estar atualizado e fazer um estudo de perspectivas, para retomar o crescimento e entender onde se está errando. Investir tempo, dinheiro e esforço em um investimento sem retorno é, simplesmente, desperdício.

E para saber o que o seu cliente quer, simples: pergunte. Pesquisas de satisfação, redes sociais em comunidades sobre o produto, feedbacks recompensados, publicações especializadas, várias formas de o seu cliente a ser o caminho para a volta do lucro.

Se a área ainda rende, você também deve render.

2 – Sua concorrência evoluiu / você parou no tempo?

Sua concorrência investiu no negócio, trazendo novidades, evolução tecnológica ou está um passo a frente em questão de estrutura, o que fazer? Como compensar essa vantagem que você não tem?

Uma das ideias principais é aumentar o seu mercado de atuação, fazendo com que clientes que nunca foram seus passem a ser. Posicionando sua empresa e seu produto de acordo com sua realidade, a possibilidade de que novos clientes fidelizem sua mensagem é infinitamente maior. Neste post falamos sobre o Posicionamento e sobre o Direcionamento e a importância de se ter a mensagem correta para o destinatário correto.

A partir do momento em que a parte teórica está definida e encaixada, parte-se para a prática: O atendimento sempre faz a diferença. Nós da Duo acreditamos que o atendimento esteja sempre em primeiro lugar quando abordamos os fatores que fazem o cliente voltar ou não para um estabelecimento. O cliente tende a “perdoar” uma estrutura menor, menos eficaz, desde que o atendimento seja pessoal / atencioso / impecável.

O diagnóstico do problema, nos dois casos, é primordial. No nosso serviço de Cliente Oculto, fazemos esse diagnóstico de uma maneira inovadora e diferente. Planejamos uma visita ao seu estabelecimento nos fazendo passar por um cliente normal, porém anotando todos os detalhes como atendimento, acesso, posicionamento dos itens, decoração, enfim, tudo o que for necessário para que se avalie e descubra onde está o porém.

Também pode ser feita a contratação do serviço de Cliente Oculto para se comparar a sua prestação de serviço com a do seu concorrente. Verificar onde ambos estão errando e acertando para, assim, aparar as arestas do seu negócio.

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